Quem sou eu

Ao chegar em uma casa é maravilhoso ser recebida, em uma linda sala, bem decorada, arrumada....Sentar em um confortável sofá....Mas, quando sou chamada para ir a cozinha, conversar ajudando na preparação de algo que iremos degustar juntos ....é que me sinto realmente bem-vinda, integrada e a vontade. Aonde durante o preparo das refeições e ao redor da mesa todos relaxam, riem, choram, trocam idéias, soltam a criatividade, tomam decisões, fazem acordos.... Sou uma Chef de Cozinha descendente de italianos, portanto só poderia achar a cozinha o melhor lugar do mundo para falar. Associo a Gastronomia Funcional com minha origem mediterrânea cheia de aromas, ervas aromáticas, cores e sabores frescos .... Estas duas faces de mim, resulta em uma outra culinária saudável, muito saborosa, perfumada, sem regras inflexíveis. Aonde faço da minha cozinha uma fonte de saúde e prazeres... Este blog é isto, um convite para você entrar e conversarmos a respeito de técnicas de gastronomia, cozinha na saúde, alimentação com prazer, bem-estar, idéias, vida, sentimentos e o que mais aparecer ... Entre e fique a vontade.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cheesecake de Chocolate

Olá!!!! Andei afastada do Blog ..... Por muuuiiita insistência de minha filha .... estou aqui de volta.

Então, em homenagem, postarei receitas que ela adooora!

Primeiro uma Cheesecake de Chocolate ... para a Maria Eugênia fazer para o namorado, Juliano, que segundo ela, adora sobremesas ....


CHEESECAKE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

MASSA

250 g de bolacha tipo "maria " ou "maizena"
8 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

RECHEIO

300 g de chocolate meio amargo
2 ovos, separados
10 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
500 g de cream cheese ou ricota peneirada (ou meio a meio)

COBERTURA

200 g de chocolate amargo, em pedaços
200g de creme de leite

PREPARO DA MASSA

Passe os biscoitos no processador (ou liquidificador, aos poucos), até obter um pó. Acrescente a manteiga (reserve 1 colher de sopa) amolecida e bata (misture) até obter uma mistura homogênea. Distribua a mistura em uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro (ou travessa para forno ou forma de fundo removível) forrada com papel-manteiga e untado com a manteiga reservada (ou bem untada com manteiga e enfarinhada) e aperte a mistura com o dorso de uma colher (ou com os dedos) para formar uma base bem compacta (e fina). Ligue o forno à temperatura média.

PREPARO DO RECHEIO

Coloque o chocolate em pedaços para derreter em banho-maria ou microondas ( Deixe por 1 minuto/alta, retire e mexa. Se necessário, volte por mais 1 minuto, retire e mexa) . Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar e a baunilha, junte o cream cheese (a ricota) e, aos poucos, o chocolate derretido, mexendo sempre. Por último, incorpore as claras, batidas em neve (em batedeira ou manualmente) com sal, mexendo delicadamente. A seguir, despeje a mistura na fôrma. Leve ao forno médio (pré aquecido), por cerca de 1 hora, ou até que o recheio fique firme. Retire, deixe amornar e leve à geladeira, até ficar firme.

PREPARO DA COBERTURA

Derreter o chocolate no microondas. Para isso, coloque o chocolate em um recipiente de vidro leve ao micoondas e na potência máxima deixe por 1 minuto, retire e mexa. Se necessário, volte por mais 1 minuto e retire e mexa novamente. Deixe amornar e coloque sobre a cheescake já assada e fria. Leve a geladeira. Sirva.







Nenhum comentário: